Início » Vale a pena investir em uma franquia de restaurante em 2025?
Vale a pena investir em uma franquia de restaurante em 2025?
A franquia de restaurante é uma opção de negócio bastante vantajosa quando o empreendedor não quer passar por etapas como planejamento estratégico e visão de marca. Isso porque nas franquias, existe um modelo a seguir, que deve ser reproduzido para todas as filiais.
Dessa forma, optar por esta modalidade reduz o tempo investido nessas etapas e permite que o negócio comece a operar mais rápido. Segundo a Food Connection, as franquias de alimentação cresceram cerca de 17,5% no mercado brasileiro, no último trimestre de 2023.
Embora seja uma iniciativa bastante promissora, é preciso considerar os pontos positivos e negativos deste modelo de negócio e, além disso, entender se é o que você busca para um investimento.
Franquia de restaurante: vantagens e desvantagens de investir em 2025
Vantagens da franquia de restaurante
Por se tratar de marcas reconhecidas e com reputação sólida, as franquias exigem menos esforços na captação de clientes e também de fidelização do público. Além disso, outra questão importante é que se trata de um modelo de negócio já validado, ou seja, foi testado e aprovado.
O suporte da franqueadora aplica-se a diversas áreas para que gestores e colaboradores entendam a identidade do negócio e sigam a padronização e qualidade na prestação de serviços.
Assim, a franqueadora oferece, ainda, acesso à tecnologia, ferramentas de gestão e outros recursos necessários para o bom andamento dos negócios. Além de treinamento e capacitação para toda a equipe, garantindo assim a excelência no atendimento.
Outra vantagem é a obtenção de insumos por preços muito mais atrativos, visto que por se tratar de uma franquia, o poder de negociação é muito maior, além das condições facilitadas de pagamento.
O marketing de uma franquia é consolidado e de ampla abrangência, portanto, todos os franqueados podem se beneficiar das ações de comunicação. Além de oferecer um modelo de anúncios a abordar.
E as desvantagens?
Por se tratar de uma franquia, os investimentos iniciais podem ser altos, tornando esta modalidade um empreendimento inviável para algumas pessoas que desejam começar um novo negócio, mas ainda não podem gastar tanto.
Além de pagar taxas, adequação do ponto comercial e ter o capital de giro exigido, as franquias cobram royalties (um valor a pagar para outra pessoa ou marca pela comercialização de algo que ela tem direito à exclusividade), publicidade e outros custos contínuos.
As exigências relacionadas aos cumprimentos das regras e procedimentos são bem rígidos, pois a franqueadora precisa manter o padrão dos seus serviços. A ausência de flexibilidade e liberdade para que o franqueado tome decisões, são considerados fortes pontos negativos para alguns empreendedores.
Além disso, há uma forte concorrência, geralmente outras franquias. E, assim como outros modelos de negócio, há riscos de falha. Sendo assim, antes de investir é preciso avaliar a viabilidade do negócio em sua região.
Conte com a Thomas Holitz
Após analisar as vantagens e desvantagens de investir em uma franquia de restaurante em 2025, é importante decidir de forma consciente e conforme suas condições de investimento.
Além disso, seja qual for a sua decisão, para qualquer modelo de negócio é preciso contar com o auxílio de profissionais da área contábil. Por isso, na Thomas Holitz você encontra todo o apoio técnico que precisa para começar um negócio no segmento gastronômico. Solicite um contato com nossos especialistas!