Para que serve o terceiro setor? 

O Terceiro Setor Serve como uma esfera de organizações sem fins lucrativos. Ele, por sua vez, atende as demandas da sociedade.

O Terceiro Setor tem se tornado cada vez mais importante quando falamos sobre economia ao nível social. Mas quais são os motivos? Para entender bem para que ele serve é importante conhecer as entidades que fazem parte dele e assim o seu papel na sociedade. 

Contudo, vale destacar que esse setor chamado de terceiro é como uma esfera solo que não se classifica como um setor privado (empresas com fins lucrativos) ou setor público (governo). Assim, ele engloba as organizações sem fins lucrativos, entidades, instituições de caridade e outros. 

A grande maioria dessas organizações sempre estão associadas a objetivos sociais como causas culturais, de saúde, educacionais, ambientais e outras. Ou seja, elas têm como objetivo implementar o bem de forma sustentável sem objetivo de acumular lucro. 

Quer saber mais sobre esse assunto e para que serve o Terceiro Setor? Então, acompanhe a leitura a seguir!

Conheça o Terceiro Setor 

A esfera que compõe o Terceiro Setor são as organizações sem fins lucrativos. Em linha gerais, o bem-estar cultural, social, comunitário e ambiental são os principais objetivos de promoção dessas organizações. 

Diferente de empresas privadas, essas não tem como objetivo obter e acumular lucros e ainda, sim, não são ligadas ao Estado. Por isso, chamamos de Terceiro Setor, visto que essa esfera não se assemelha ao primeiro ou segundo setor. Além disso, as atividades do Terceiro Setor são custeadas por doações do segundo e primeiro setor. Ou até mesmo, por pessoas físicas e não somente PJ. 

Entenda quem faz parte do Terceiro Setor

Para criar um futuro igualitário, justo e positivo para todos há uma grande diversidade de organizações que participam do Terceiro Setor. Desse modo, cada empresa possui o seu papel, uma missão única para com a sociedade. 

Entretanto, mesmo diante de tantas organizações e uma variedade de tarefas a elas atribuídas, todas compartilham de um único propósito, a transformação e o bem-estar dentro das nossas comunidades. 

A seguir, separamos uma lista breve com algumas das organizações que participam desse mesmo objetivo. São elas:

E qual a importância desse setor para a comunidade?

Em geral, a atuação das organizações do Terceiro Setor, mesmo sem a finalidade de ganhar e acumular lucros, desempenham um papel importante no desenvolvimento de políticas públicas, impactando positivamente toda a sociedade. 

Isso acontece porque seus principais esforços são destinados para aqueles que mais precisam na sociedade. Assim, atendem as demandas da população, seja na alimentação, educação, ou até mesmo higiene. 

Como resultado, ele cria uma sinergia benéfica para todos aqueles envolvidos. Portanto, o Produto Interno Bruto (PIB) também recebe contribuições da atuação das organizações do Terceiro Setor. Além disso, economicamente falando, ele também gera empregos. 

Assim, conforme as suas atividades são realizadas, a sociedade sofre impactos positivos, serviços e bens valiosos são fornecidos e atuam a favor do desenvolvimento. Portanto, esse é um setor de produto fundamental para a economia. 

Agora que você já sabe para que serve o terceiro setor, acompanhe o blog da Thomas Holitz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *