O que é uma Startup?

Você sabe o que é uma Startup? Trata-se de um tipo de negócio novo no mercado que tem uma novidade como conceito de base. Saiba mais!

Startup é um termo que é comum aos ouvidos de muitos empreendedores. No entanto, nem todos sabem o que é uma Startup, suas características e como ela funciona. Em geral, esse é um termo voltado para empresas que estão nos seus primeiros anos de operações, possuem grandes potenciais de crescimento e quase sempre atuam com tecnologia. 

Porém, um detalhe importante a ser debatido é que, já na fase de criação, a Startup possui um alto custo de investimento até a fase de funcionamento. Além disso, existe uma boa limitação nos retornos. Diante disso, a grande necessidade da busca por investidores é constante para manter o funcionamento da empresa Startup. Para saber mais sobre ela, continue a leitura a seguir!

Entenda o que é uma Startup

Podemos definir como Startups aquelas empresas ou até mesmo negócios que se unem em torno de um serviço ou produto no qual os seus fundadores desejam trazer ao mercado. Um detalhe importante é que nem sempre o modelo de negócio dessas empresas é bem definido. 

Porém, o que é comum entre elas é que o investimento inicial até o seu funcionamento é bem alto e nem sempre o capital é suficiente. Por isso, a necessidade de investidores é um passo fundamental. 

Até o momento em que ela possa iniciar as suas operações, existem diversas etapas. Ademais, para atender a demanda do mercado, os investidores junto a uma contabilidade consultiva definem as necessidades para atendê-las. 

Assim, com um plano de negócio, os sócios definem a visão, missão e valores assim como todas as estratégias necessárias para o planejamento e marketing. 

Contudo, observe que nem toda empresa que é nova pode ser considerada uma Startup, inclusive tampouco é algo relacionado ao CNPJ. Além disso, nem toda Startup pode ser para sempre, pois isso está ligado ao novo. 

Por exemplo, uma doceria que acaba de abrir suas portas mesmo sendo nova não é uma Startup, pois vender bolos e doces não é inovação. Assim, para ser considerada uma Startup, é preciso haver uma proposta que ainda não foi inserida no mercado e nem testada. Por isso, nem sempre sabemos se vai dar certo. Já uma empresa, como uma padaria, sabe que dará certo, pois já tem sua demanda.

O que é uma Startup Unicórnio?

O termo ganhou força em 2019 e se refere àquelas empresas avaliadas em US$1 bilhão ou mais. Ou seja, achados raros em Startups. Contudo, para serem chamadas dessa forma, elas precisam ser baseadas em especificamente três pilares: escalabilidade, tecnologia e cultura de inovação. 

A seguir, conheça algumas das principais Startups no Brasil:

  • Nubank;
  • iFood;
  • 99;
  • Hotmart;
  • Gympass;
  • PagSeguro;
  • Mercado Bitcoin, entre outras. 

Vale a pena ter uma Startup? 

Assim como os outros modelos de empresas, uma Startup tem os seus riscos e podem ser bem maiores do que aqueles modelos de negócios “que já foram consolidados”mais seguros” e consolidados, como no exemplo da padaria. Porém, um bom plano de negócios pode ajudar a entender a demanda e a necessidade investidores, minimizando os riscos que poderão aparecer até os primeiros retornos. 

Por isso, contar com o apoio de uma equipe de profissionais contábeis experientes e altamente capacitados fará toda a diferença na gestão do seu negócio. Fale com a Thomaz Holitz para alavancar seu sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *